Galeria

Curso de Montagem Cinematográfica pelo CANNE e Fundação Antares

Marcas Canne - Fundaj2015

Canne e Fundação Antares realizarão curso de montagem cinematográfica. Inscrições até dia 04 de novembro.

O Canne e a Fundação Antares como parceira, estarão realizando o curso de Montagem Cinematográfica que terá como instrutor, Eduardo Serrano.

O Centro Audiovisual Norte-Nordeste – Canne – promove cursos gratuitos de curta duração com o objetivo de atender interessados em audiovisual e áreas afins, de modo a aperfeiçoar, reciclar e desenvolver conteúdos técnicos e artísticos, além de manter o intercâmbio de experiências com profissionais de diversas áreas.

O curso de Montagem Cinematográfica, ministrado por Eduardo Serrano, com 30 horas-aula, terá inscrições gratuitas e devem ser realizadas no período de 19 de outubro a 04 de novembro.

Carga horária: 30h
Público-alvo: profissionais, professores e estudantes de comunicação, artes e audiovisual.
Vagas: 25
Horário: de quarta a sexta-feira das 14h às 22h e no sábado das 9h às 16h.
Período: 18 a 21 de novembro.
Local: Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí, Av. Prof. Valter Alençar, 2021 – Monte Castelo, Teresina-PI.

O curso será ministrado no auditório da Fundação Antares. O curso de Montagem Cinematográfica, ministrado por Eduardo Serrano, com 30 horas-aula, tem como objetivo abordar a perspectiva do olhar dentro do processo da montagem cinematográfica partindo do princípio discursivo, analítico e participativo. Através de screenings, análises e estudos de casos, tentaremos unificar métodos entre as várias etapas da montagem e da pós produção cinematográfica, abordando a prática contemporânea de utilização da tecnologia em função da intenção cinematográfica. O processo seletivo acontecerá em uma única etapa, composta de análise da Carta de Intenção e Currículo. Esse processo obedecerá aos prazos do cronograma do presente edital. O curso será ministrado dos dias 18 a 21 de novembro.

Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição online disponível no link
https://docs.google.com/forms/d/1gdXHuXENiKTajInk7fqkFid79t_6SrxQ8Tm9sSl4vjg/viewform​ .

EDUARDOSERRANO

Currículo resumido: Mestre em montagem pela National Film School (NFTS)/Royal College of Art na Inglaterra. Seus primeiros curtas que montou, ainda como estudante, estrearam em vários festivais, assim como IDFA (Festival de
Amsterdã de documentário), AnimaMundi, Festival de Montreal, entre outros. Montou o documentário longa metragem “Doméstica”, de Gabriel Mascaro, que esteve no Festival de Brasilia, na competição principal do IDFA 2012, no New Directors do MoMa em NY 2014, ganhou o Prêmio Melhor Doc do Ano – SESC de crítica e também o longa metragem de ficção “Eles Voltam” de Marcelo Lordello, que esteve na competição Tiger do Festival de Roterdã 2013, no New Directors do MoMa 2013, ganhou uma série prêmios no Festival de Brasilia, inclusive de melhor filme. Além disso montou o curta “A onda traz, O vento leva”, também do Gabriel Mascaro, pelo qual recebeu o prêmio de melhor montagem no Festival de Brasilia 2012, e esteve no Oberhausen 2013 – Alemanha, aonde recebeu menção especial do júri, também esteve no IDFA 2012, no Clermont-Ferrand 2014, foi prêmio de público e aquisição Canal Brasil na Mostra de Tiradentes. Montou também “Ventos de Agosto”, o longa mais recente de Gabriel Mascaro, que foi considerado um dos filmes brasileiros com destaque na carreira internacional de 2014 e o “Permanência”, longa de ficção de Leonardo Lacca, que estreiou em 15 cidades brasileiras. Seu último trabalho, “Elephant’s Dream” de Kristof Bilsen, uma produção Belga/Inglesa/Congolesa, estreou no IDFA, e no DOKLeipzig em competição, e teve grande destaque na oficial do HotDocs, Canadá, aonde a Hollywood Reporter chamou-o de “documentário extraordinário”. Também contribuiu com o último trabalho de Gabriel Mascaro, co-produção internacional de ficção, “Valeu Boi”, que começa a sua carreira internacional com estréia no Festival de Veneza e no Festival de Toronto.
Objetivo: Abordar a perspectiva do olhar dentro do processo da montagem cinematográfica partindo do principio discursivo, analítico e participativo. Através de screenings, análises e estudos de casos, tentaremos unificar métodos entre as várias etapas da montagem e da pós produção cinematográfica, abordando a prática contemporânea de utilização da tecnologia em função da intenção cinematográfica. 
Carga horária: 30h
Público-alvo: profissionais, professores e estudantes de comunicação, artes e audiovisual.
Vagas: 25
Horário: de quarta a sexta-feira das 14h às 22h e no sábado das 9h às 16h.
Período: 18 a 21 de novembro.
Local: Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí, Av. Prof. Valter Alençar, 2021 – Monte Castelo, Teresina-PI.

Dúvidas e informações referentes a este edital poderão ser esclarecidas e/ou obtidas através do
telefone 81 – 3073 6718 ou do email: cursos.canne@gmail.com.

SOBRE O CURSO
Realização: Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco, através do Centro Audiovisual Norte-Nordeste
Parceria: Fundação Rádio e Televisão Educativa do Piauí – TV Antares
Nome do curso: Montagem Cinematográfica
Instrutor: Eduardo Serrano

Deixe um comentário